quarta-feira, 29 de abril de 2009

Atividade 2.2 - Artigo e resumo.

Artigo escolhido: "Influências da atividade física no aumento da qualidade de vida".
Autor: Prof. Marcelo Koslowsky.
Publicação: ULBRA - Universidade Luterana do Brasil / Canoas. Endereço: http://200.32.8.208/efd69/af.htm

O artigo "Influências da atividade física no aumento da qualidade de vida" traz dados de pesquisas já realizadas anteriormente a respeito do assunto. Ele relaciona a prática de esportes com a qualidade de vida dos praticantes.
A princípio, é feita uma definição do que é qualidade de vida, para então poder especificar de que formas a prática de exercícios influencia nela.
No texto, podemos observar logo de começo aquilo que será a tese a ser defendida. Citações de autores já consagrados na área defendem que o combate a problemas como o estresse físico e psicológico tem na atividade física elemento fundamental para o sucesso.
Sabe-se que exercícios fazem bem a saúde, porém o artigo especifica alguns destes benefícios. São eles: manutenção da saúde dos ossos, aumento da vascularização, redução da perda de massa muscular, reforço da auto-estima, hábitos mais saudáveis.
A atividade, porém, deve ser supervisionada e montada especificamente para cada praticante, observando alguns aspectos físicos, para que não se extrapole as limitações de cada um. É preciso também acompanhar se há desenvolvimento do indivíduo com a prática de exercícios físicos, realizar o devido alongamento antes de iniciar a atividade, utilizar métodos avaliativos com embasamento científico, entre outros princípios citados no artigo.
Finalizando, seguem palavras do próprio artigo, que devem nos causar uma profunda reflexão: "Por final, é de grande valia refletirmos que não há idade mínima nem máxima para começar um programa de exercícios. A atividade física é importante em todas as fases da vida e deve ser encarada como um investimento em qualidade de vida".

Nenhum comentário: