A reportagem publicada no site da Gazeta do Povo, http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=874602&ch=, ilustra bem a necessidade de a população praticar maiores atividades físicas. Além de melhorar o bem estar e até mesmo a estética das pessoas, a prática regular de exercícios pode evitar problemas de saúde, principalmente problemas cardíacos.
Na matéria, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que “O principal problema de saúde pública são as doenças crônicas. O brasileiro morre principalmente de doença cardiovascular, enfarte agudo do miocárdio, das complicações decorrentes do diabete, da hipertensão e de câncer. Existe uma relação muito íntima entre estilo de vida, realização de atividade física, padrão de alimentação e essas doenças”. Tal afirmação, feita por um especialista que utilizou ainda como base dados da OMS, deixa mais do que claro o que foi dito no primeiro parágrafo. Vale ressaltar que não é preciso se tornar um super atleta para auxiliar na prevenção dessas doenças. Simples caminhadas e atividades leves por 30 minutos ao dia já são suficientes para tirar uma pessoa do sedentarismo e reduzir os riscos desta de sofrer dos problemas citados anteriormente.
Não é de hoje que sabemos da importância deste assunto. Na verdade, parece-me intuitivo o conhecimento de que a prática de atividades físicas eleva a nossa saúde. Programas de incentivo à pratica, como este que o ministro vem colocando em prática, são fundamentais para a qualidade de vida da população. O benefício maior, sem dúvida, é para a saúde. Porém não é somente este; um praticante de esportes tem mais alto-estima, descansa melhor do que os outros e, ainda, possui uma forma poderosa no combate ao tão famoso stress, que anda cada vez mais em alta na nossa sociedade.
Pratique esportes. Você só ganha com isso!
terça-feira, 28 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário