Atividade 1. – Para 30/04/09.
Sempre que pensamos em iniciar uma atividade física, é recomendado que façamos uma avaliação física. Nesta avaliação, são listadas várias características a nosso respeito, com o intuito de que a atividade que vamos desenvolver posteriormente seja praticada de forma que nos traga o melhor benefício sem ficarmos expostos a maiores riscos, ou a cargas que não temos capacidade de lidar. É comum também que avaliações mais complexas que as iniciais sejam realizadas após um certo tempo de treinamento, para que se saiba o resultado deste e ainda se planeje futuras mudanças, como aumento de intensidade, freqüência, entre outras coisas. Ao passar por um procedimento de avaliação inicial, estamos sendo submetidos à aplicação de um dos princípios da fisiologia do esforço, denominado “Princípio da Individualidade Biológica”. Este princípio aborda a existência de características únicas para cada pessoa e de que forma essas devem ser levadas em consideração na hora de se definir de que maneira a atividade física será desenvolvida. Praticamente todo tipo de esporte faz uso desse método, para maximizar o desempenho dos seus praticantes. Os benefícios que a aplicação desse conhecimento traz para a saúde são inúmeros. Em primeiro lugar, as chances de uma pessoa vir a se lesionar são reduzidas, uma vez que tudo que ela fizer estará baseado na capacidade comprovada no teste inicial. Além disso, haverá um rendimento maior, pois as informações obtidas indicam o potencial do atleta, e por conseqüência tudo aquilo que está ao seu alcance e que trará a ele resultados positivos. Unindo as duas coisas, podemos dizer que haverá um resultado significantemente positivo em relação a uma prática sem este exame prévio e também um aumento na satisfação do praticante, afinal se este mantiver o ritmo adequado e submeter-se à análise inicial, alcançará os melhores resultados possíveis para si.
Exemplo de avaliação física no qual está sendo utilizado o ADIPÔMETRO, instrumento que mede o percentual de gordura localizado.
Teste ergométrico, que visa medir a capacidade respiratória (VO2) do atleta.
Software "DIS", utilizado para arquivamento de informações obtidas em avaliação física, com a finalidade de compará-las posteriormente a novas avaliações e também determinar treinamentos adequados ao praticante.



Nenhum comentário:
Postar um comentário