A pirâmide desenvolvida por pesquisadores americanos da Universidade de Missouri nos mostra os vários níveis de atividade física que devemos fazer para mantermos uma vida mais saudável. Assim como a pirâmide alimentar, a pirâmide das atividades físicas tem suas prioridades.
Na base da pirâmide encontramos atividades de nosso dia-a-dia, coisas simples que podemos fazer com mais frequência e que consequentemente melhorará nossa saúde, tais como: caminhas, atividades domésticas e ciclismo. Um nível acima estão os exercícios aeróbicos, que devem ser administrados durante toda a semana, entre 1h15min a 2h30min, como o basquete, a natação e corrida. Logo após vem os exercícios de força e flexibilidade que podem ser feitos 2 vezes por semana, sendo os de força um ou duas séries (de 8 repetições cada) e os de flexibilidade durante 10 minutos. São eles os alongamentos, abdominais, a musculação e o yoga.
Por último, e com a menor frequência possível, ficar deitado.
Essas atividades podem ser facilmente encaixadas em nossa rotina trazendo uma grande melhora em nosso condicionamento físico e em nossa saúde. Combinada com uma boa alimentação e acompanhamento médico, a pirâmide de exercícios só vem a trazer benefícios em nossas vidas.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário