Acúmulo de gordura: grave, porém evitável.
Uma máquina para funcionar precisa de algo que lhe forneça energia, seja uma tomada, um combustível, pilhas, entre tantas outras formas. Com o corpo humano ocorre a mesma coisa. Precisamos de energia – calorias, obtidas através da alimentação - para realizarmos todas as nossas funções. Temos, porém, uma característica que quando abusada nos traz sérios problemas. Somos capazes de armazenar energia, na forma de gordura, para uso futuro. Esse excesso de gordura armazenada causa problemas, isso todos nós já ouvimos falar, e ainda assim muitos não parecem se preocupar com isso. O objetivo deste texto é esclarecer os mais graves problemas causados pelo acúmulo de gordura e de que forma é possível evita-los.
A fórmula básica para uma vida saudável e que elimine de vez o problema citado é: Alimentação balanceada + atividade física regular. Novamente, encontramos uma “receita” amplamente divulgada. Vamos, então, entender o que diz cada componente.
Cada um de nós demanda uma quantidade específica de energia. Se você é uma pessoa curiosa, já reparou que os rótulos dos produtos consumíveis trazem as informações nutricionais destes em valores absolutos e em porcentagem, explicando logo abaixo que o valor se refere a uma dieta média de 2000 kcal. A melhor maneira de se elaborar uma alimentação balanceada é identificar a quantidade de kcal que você consome, montar um cardápio que respeite tal quantidade e que contenha intervalos de 3 horas a cada alimentação, lembrando-se ainda de incluir outros nutrientes importantes para o organismo, que são muitos. É claro que você não fará isso sozinho, pois é para esse tipo de situação que existe um profissional importantíssimo, o nutricionista.
A atividade física, por sua vez, pode ser praticada livremente. Muita gente ainda crê que exercício é ir pra academia e passar horas fazendo força. Uma caminhada a passos firmes, com uma duração de pelo menos meia hora e com uma freqüência regular de 3 a 5 vezes por semana já atende às necessidades.
Quando não atingimos esse equilíbrio, passamos a ter problemas como pressão alta, colesterol alto, cansaço excessivo e indisposição. Pessoas que já sofrem de algum desses problemas e também outros, por exemplo diabetes, acabam por ter sua situação já delicada ainda mais agravada com o acúmulo de gordura. Estudos publicados pela University of Texas Medical School, de Houston, divulgam que insuficiência cardíaca e fraqueza do músculo cardíaco estão ambos associados a obesidade e diabetes, ou seja, ao acúmulo de gordura. Além dos problemas físicos propriamente ditos, problemas psicológicos também podem ser desencadeados em virtude do excesso de gordura. A edição de maio da revista estrangeira Psychosomatic Medicine revela que a depressão está associada ao problema abordado nesse texto. Não custa lembrar que todos esses problemas causados pela obesidade e acúmulo de gordura no corpo conduzem à morte prematura se não combatidos ou pelo menos controlados.
Para evitar a doença chamada obesidade e se livrar de sérios problemas que decorrem dela, vale o citado acima sobre alimentação e exercícios e também a utilização da fita métrica como parâmetro de referência no acúmulo de gordura abdominal, assim como o IMC. Para homens, a circunferência abdominal deve ser inferior a 90cm. Mulheres, por sua vez, não devem ultrapassar 88cm. O IMC, calculado através do peso (em kg) dividido pelo quadrado da altura (em m), deve se manter entre 18,5 e 24,9. Dicas preciosas de saúde e boa forma podem ser encontradas nos mais variados sites, como o da revista Boa Forma, http://boaforma.abril.com.br. Exercite-se! Consulte sempre um nutricionista e dê uma longa vida para si mesmo!
Referências Bibliográficas.
EMEDIX. Disponível em: < http://emedix.uol.com.br/not/not2004/04nov01car-faseb-fbf-gordura.php >. Acesso em: 17 set. 2009.
BOA Forma. Disponível em: < http://boaforma.abril.com.br/canais/pergunte-ao-personal/260-emerson-marques/ >. Acesso em: 18 set. 2009.
SERPSICO. Disponível em: < http://ser-psico.blogspot.com/2009/05/especialistas-associam-depressao-ao.html >. Acesso em: 19 set. 2009.
BEM Leve. Disponível em: < http://www.bemleve.com.br/saude/gordura-abdominal/1351 >. Acesso em: 20 set. 2009.
CÁLCULO de Imc. Disponível em: < http://como-emagrecer.com/calculo-de-imc.html >. Acesso em: 20 set. 2009.
domingo, 20 de setembro de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)