Máquina de datilografia, telegrama, walkman, Polaroid... Essas palavras soam antigas, não? Pois é, a modernidade chegou. Com ela, muita coisa mudou. Eu diria que TUDO mudou. Basta conversarmos 5 minutos com nossos pais e percebemos que quando eles tinham a nossa idade, a vida era bem diferente.
A tecnologia inovou a forma das pessoas interagirem umas com as outras. Mais do que isso, mudou até mesmo aqueles momentos de reflexão interna. Como toda novidade, essa chuva tecnológica trouxe consigo vantagens e desvantagens.
No vídeo "O mundo de Rafinha", observamos uma generalização que, contrariando o que diz o senso comum ("toda generalização é burra"), faz muito sentido. Raros são os adolescentes que não têm acesso as comodidades tecnológicas, tais como MSN, orkut, iPods, câmeras digitais, entre outras coisas. Qualquer um que se diz não fazer parte deste universo ou está mentindo ou não possui condições financeiras para isso.
A grande questão, a qual infelizmente nem todas as críticas abordam, é como você desfruta disso tudo. Eu não criei um orkut, evito ao máximo divulgar informações minhas na internet. Inclusive, meu espaço mais "público" na rede é este blog. Eu não deixei de sair aos fins de semana, visitar os lindos parques que aqui temos, degustar a comida servida em nossos vários restaurantes. Enfim, continuo fazendo coisas "rústicas". Por outro lado, orgulhosamente aderi às comodidades como, por exemplo, o MSN. Hoje, aviso sobre compromissos de forma rápida e muito mais barata do que antes. Não preciso mais comprar um cd inteiro, pagar o preço abusivo devido ao monte de impostos, por apenas uma música; baixo-a na internet. Não gasto mais com filmes fotográficos e também nem preciso tomar tanto cuidado assim com as fotos, as que não ficam boas é só eu tirar novamente. E o melhor de tudo: sem me preocupar em estar gastando filme. Pesquisas escolares? Antigamente, perdia-se preciosas HORAS procurando em livros, muitas vezes desatualizados, informações para um trabalho. Hoje, vou direto ao ponto e obtenho as mesmas informações através das várias enciclopédias virtuais.
A tecnologia está aí, não adianta negar. Tudo aquilo que é mais dinâmico substituirá, inevitavelmente, as coisas que tomam mais tempo das pessoas. Eu faço parte desse mundo, com muito orgulho. E o melhor de tudo: Uso-o da melhor maneira possível. Exploro o lado bom oferecido e faço de tudo para manter-me afastada dos muitos perigos. É tudo uma questão de boas escolhas e, principalmente, de conhecimento. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Assinar:
Comentários (Atom)